sábado, 23 de agosto de 2008

Marco Fortes: "De manhã só tou bem é na caminha" e ainda "as pernas queriam era estar esticadinhas na cama"

A preguiça anda sempre connosco. Acompanha-nos.
Mas é, a meu ver, uma extraordianária aliada da nossa santificação. Senão vejamos, contrariar a preguiça leva-nos à mortificação e esta ao dominio de nós mesmos. Logo, estaremos mais perto de ser o nosso segundo "dominus" em perfeita comunhão com o primeiro "dominus". Ele tem sempre o primeiro lugar.
Nunca façamos como o atleta olímpico Marco Fortes que se e nos envergonhou a todos pela prova e pelos comentários feitos.
Para o atleta olímpico, "pela manhã o que sabe bem é estar na caminha". Pois, pois... por isso nada venceu. Apenas ganhou o riso de todos. O riso, o ridículo e a crítica.
Esta semana estive numa Recolecção. O orador foi o Reverendo Padre Gonçalo Portocarrero.
O Padre Gonçalo, durante a Recolecção, e com a graça que lhe é peculiar, disse esta verdade: pela manhã apresenta-se-nos 45 boas razões para não nos levantarmos cedo. E quem nos dá essas boas 45 razões (todas belíssimas porque o inimigo não dorme e sabe como bem iniciar o nosso dia pela derrota) é a preguiça.
Pois eu desejo ardentemente que isso aconteça. Dia após dia. Todos os dias da minha vida. E desejo-o para que possa contraria estas boas 45 razões em contrapartida de uma maior: Deus.
O Padre Gonçalo, com a graça que lhe é característica, contou que um dia alguém havia dito que o seu acordar era um "acordar católico". Espantado, perguntou à pessoa o que tal significaria, ao que esta respondeu "Senhor Padre, eu adormeço e quando Deus quiser acordar-me, eu acordo". Tem graça mas não pode ser assim. Devemos ser senhores do nosso tempo e quando o despertador dá o sinal, é tempo do tal "minuto heróico".
Na Bíblia, encontramos boas razões para o fazer. Quando Maria se deslocou à casa de Santa Isabel, São Lucas escreve que ía depressa. Não ía a passo. Não, ía depressa. São Lucas escreve-o para que tiremos conclusões. Também nos actos dos Apóstolos, quando o Anjo visita Pedro, então encarcerado, diz-lhe "levanta-te depressa!!!". Não disse.. "olha, vai acordando... pausadamente e com calma suficiente ... eu espero...".
Não! Disse: "levanta-te depressa!".

Iniciemos o dia com um verdadeiro "minuto heróico". Podemos chamar a este, "minuto atómico" (Padre Gonçalo). Importa que nos levantemos e iniciemos de imediato uma oração de graças e de oferenda do nosso dia. Consgremos o dia a Maria.
E durante o dia, tenhamos todos muitos "minutos heróicos", acabando as tarefas que iniciamos.
A preguiça também nos acompanha pelo dia. Não nos larga.
E diz-nos tantas vezes..."deixa, faz isso amanhã" ou "amanhã acabas, estás cansado... descansa agora". Também no plano da oração, esta preguiça (tal carraça) nos diz muitas vezes "já não tens disposição para nada... Deus compreende... faz amanhã a oração que hoje estás cansado do trabalho e de rastos".
E eis que nos devemos mortificar. Como ? Façamos a tarefa, acabemo-la (de forma tão perfeita quanto conseguirmos) e ofereçamo-la a Deus (não esqueçais que Deus é intransigente nas ofertas... rejeita todas as que sejam feitas de mau grado ou imperfeitas). O mesmo quanto à oração. Façamo-la, mesmo quando "não nos apetece".

Quem o diz é o Senhor, no Evangelho de São Mateus:
Evangelho segundo S. Mateus 11,28-30.
«Vinde a mim, todos os que estais cansados e oprimidos, que Eu hei-de aliviar-vos. Tomai sobre vós o meu jugo e aprendei de mim, porque sou manso e humilde de coração e encontrareis descanso para o vosso espírito. Pois o meu jugo é suave e o meu fardo é leve.»

Sem comentários: