quarta-feira, 13 de agosto de 2008

(continuação do post anterior)

Diante de Deus nenhuma ocupação é em si mesma grande ou pequena. Tudo adquire o valor do Amor com que se realiza.
Sulco, 487
O heroísmo do trabalho está em "acabar" cada tarefa.
Sulco, 488
Para acabar as coisas, é preciso começar a fazê-las.Parece uma verdade de La Palice, mas falta-te tantas vezes esta simples decisão! E... como se alegra satanás com a tua ineficácia!
Sulco, 492
Não se pode santificar um trabalho que humanamente seja uma trapalhice, porque não devemos oferecer a Deus coisas mal feitas.
Sulco, 493
Uma missão sempre actual e heróica para um cristão corrente: realizar de maneira santa as mais variadas actividades, mesmo aquelas que parecem mais indiferentes.
Sulco, 496
Trabalhemos, e trabalhemos muito e bem, sem esquecer que a nossa melhor arma é a oração. Por isso, não me canso de repetir que havemos de ser almas contemplativas no meio do mundo que procuram converter o seu trabalho em oração.
Sulco, 497
Escreves-me na cozinha, junto ao fogão. Começa a tarde. Está frio. Ao teu lado a tua irmã mais nova - a última que descobriu a loucura divina de viver a fundo a sua vocação cristã - descasca batatas. Aparentemente, vais pensando, o seu trabalho é igual ao de antes. Todavia, há tanta diferença!
É verdade: dantes, "só" descascava batatas; agora, santifica-se descascando batatas.
Sulco, 498
Afirmas que vais compreendendo a pouco e pouco o que quer dizer "alma sacerdotal"... Não te zangues se te respondo que os factos demonstram que o compreendes apenas em teoria. Todos os dias te acontece o mesmo: ao anoitecer, no exame, tudo são desejos e propósitos; de manhã e à tarde, no trabalho, tudo são dificuldades e desculpas.Assim vives o "sacerdócio santo, para oferecer vítimas espirituais, agradáveis a Deus por Jesus Cristo"?
Sulco, 499
Obstáculos? Às vezes existem. Mas noutras ocasiões inventa-los tu por comodismo ou por cobardia. Com que habilidade cria o diabo esses falsos pretextos para não se trabalhar! Porque bem sabe que a preguiça é a mãe de todos os vícios.
Sulco, 505
Desenvolves uma actividade incansável. Mas não procedes com ordem e, portanto, careces de eficácia. Fazes-me lembrar o que ouvi, em certa ocasião, de lábios muito autorizados. Quis louvar um súbdito diante do seu superior, e comentei: - "Como trabalha!". Deram-me esta resposta: - "Diga antes: como se mexe!...".Desenvolves uma incansável actividade... estéril. Como te mexes!
Sulco, 506
Sabes que o trabalho é urgente, e que um minuto concedido ao comodismo representa um tempo subtraído à glória de Deus. Por que esperas, pois, para aproveitar a sério todos os instantes?Além disso, aconselho-te a pensares se esses minutos que te sobram ao longo do dia (bem somados, fazem horas!) não obedecem à tua desordem ou à tua poltronaria.
Sulco, 509
Quando distribuíres o teu tempo, hás-de pensar também em que vais empregar os espaços livres que se te apresentem a horas imprevistas.
Sulco, 513
É necessário estudar... Mas não é suficiente.
Que se pode conseguir de quem se mata por alimentar o seu egoísmo, ou de quem não persegue outro objectivo senão o de garantir a sua tranquilidade daqui a alguns anos?É preciso estudar... para ganhar o mundo e conquistá-lo para Deus. Então, elevaremos o plano do nosso esforço, procurando que a actividade realizada se converta em encontro com o Senhor, e sirva de base aos outros, aos que hão-de seguir o nosso caminho...Deste modo o estudo será oração.
Sulco, 526
A santidade compõe-se de heroísmos. Por isso, no trabalho pede-se-nos o heroísmo de rematar bem as tarefas que nos cabem, dia após dia, embora se repitam as mesmas ocupações. Se não, não queremos ser santos!
Sulco, 529
Convenceu-me aquele sacerdote nosso amigo. Falava-me da sua actividade apostólica, e garantia-me que não há ocupações pouco importantes. Por baixo deste campo atapetado de rosas, dizia, esconde-se o esforço silencioso de muitas almas que, com o seu trabalho e a sua oração, com a sua oração e o seu trabalho, conseguiram do Céu uma torrente de graças, que tudo fecunda.
Sulco, 530
Coloca na tua mesa de trabalho, no teu quarto, na tua carteira... uma imagem de Nossa Senhora, e dirige-Lhe o olhar ao começar as tuas tarefas, enquanto as realizas, e ao terminá-las. Ela te alcançará - eu to garanto - a força necessária para fazeres da tua ocupação um diálogo amoroso com Deus.
Sulco, 531

Sem comentários: