Depois de benzer os sinos e a capela, o Cardeal presidiu à solene concelebração eucarística, na qual o pároco o Padre Samuel Urbina agradeceu a presença de todos e destacou “o meu entusiasmo e emoção bem como os de toda a Paróquia por dispor desta nova capela”. “Com grande alegria, peço a São Josemaria a sua intercessão para que sejamos bons sacerdotes e tenhamos muitos leigos com identidade cristã e eclesial, conscientes da nossa responsabilidade para construir a Igreja”, acrescentou.
“Os lugares de São Josemaria em Madrid devem ser cada vez mais conhecidos, como testemunhos da sua memória viva, dos ensinamentos que deixaram uma marca profunda na história da Igreja”, comentou o Cardeal. E esta Paróquia e os seus sinos têm um significado especial para São Josemaria, onde rezou muitas vezes e cujo repicar ouviu faz agora 80 anos. Efectivamente, uma lápide recorda que na “manhã do dia 2 de Outubro de 1928, festividade dos Santos Anjos da Guarda, enquanto se ouvia o repicar dos sinos desta Paróquia, São Josemaria recebeu a luz de Deus para começar o Opus Dei iniciando, assim, um caminho de santidade para muitos homens e mulheres, como cristãos correntes, através das ocupações profissionais, familiares e sociais da vida corrente”.
São Josemaria, que estava a fazer uns dias de retiro espiritual na Casa dos PP Paúles da vizinha rua de García de Paredes, recordava que “comovido ajoelhei-me – estava sozinho no meu quarto, no intervalo entre duas práticas – dei graças ao Senhor e recordo com emoção o repicar dos sinos”.Três sinos novosA capela tem um mural do pintor gaditano (NT: Natural de Cádiz) Ignacio Valdés de Elizalde, que representa esse momento, São Josemaria nesse dia, ajoelhado e em atitude de acção de graças pela luz de Deus que acabava de receber. Junto desse motivo central, a Virgem preside ao conjunto, enquanto rodeiam o santo lugares fundacionais do Opus Dei em Madrid, da autoria de Imaculada Valdés de Elizalde. Outro motivo festivo foi muito celebrado ontem neste templo de estilo neogótico, inaugurado em 31 de Julho de 1892; o cardeal Rouco abençoou os três novos sinos já colocados no campanário, com os nomes de Nossa Senhora dos Anjos, São Josemaria e Álvaro del Portillo. A capela foi construída com a ajuda de devotos e benfeitores e executada por “Talleres de Arte Granda”, sob a direcção do arquitecto Jaime Castañón.
PARÓQUIA DE NOSSA SENHORA DOS ANJOS. MADRID
Na manhã do dia 2 de Outubro de 1928, festividade dos Santos Anjos da Guarda, enquanto repicavam os sinos desta Paróquia de Nossa Senhora dos Anjos, São Josemaria Escrivá de Balaguer recebeu a luz de Deus para começar o Opus Dei, iniciando, assim, um caminho de santidade para muitos homens e mulheres, como cristãos correntes, através das ocupações profissionais, familiares e sociais da vida corrente.Anos mais tarde, São Josemaria recordava o momento da fundação do Opus Dei, que ocorreu durante uns dias de retiro espiritual. Para dar cumprimento à missão que Deus lhe encomendava, São Josemaria prosseguiu o seu trabalho sacerdotal nos bairros mais pobres e entre os doentes dos hospitais de Madrid e socorreu-se confiada e assiduamente da protecção da Santíssima Virgem, Mãe de Deus e Madre nossa. São Josemaria rezou também, em muitas ocasiões, diante da sagrada imagem que preside ao retábulo desta Paróquia. LAUS DEO VIRGINIQUE MATRI!
Site do Opus Dei
Sem comentários:
Enviar um comentário