domingo, 22 de fevereiro de 2009

Bento XVI pede orações para cumprir «fielmente» a sua missão

Bento XVI pediu este Domingo as orações dos fiéis para o bom desempenho da sua missão, como Papa, frisando que ele é “chamado a desempenhar um serviço peculiar em relação a todo o Povo de Deus”.
O Papa falava na recitação do Angelus, perante os fiéis reunidos no Vaticano, no dia em que a Igreja celebra a festa da Cátedra de São Pedro, que “simboliza a autoridade do Bispo de Roma”.
“Esta festa oferece-me a ocasião para vos pedir que me acompanheis com as vossas orações, para que possa desempenhar fielmente a alta responsabilidade que a Providência divina me confiou como Sucessor do Apóstolo Pedro”, disse.
A festa da Cadeira de São Pedro era já celebrada neste dia em Roma no século IV, para significar a unidade da Igreja.
Bento XVI afirmou que logo depois dos martírio de São Pedro e São Paulo (Séc. I), foi reconhecido à Igreja de Roma o papel primacial em toda a comunidade católica, papel já atestado no século II por Santo Inácio de Antioquia e Santo Ireneu de Lyon. Este ministério específico do Bispo de Roma foi reafirmado pelo Concílio Ecuménico Vaticano II.
Mais tarde, o Papa recordou o iminente início da Quaresma, na próxima Quarta-feira, “com o sugestivo rito das Cinzas. Que Maria nos abra o coração à conversão e à escuta dócil da Palavra de Deus”.
Na sua catequese, Bento XVI começara por evocar o Evangelho do dia, o episódio do paralítico perdoado e curado: “Esta passagem evangélica mostra que Jesus tem o poder não só de sanar o corpo doente, mas também de perdoar os pecados”.
“Mais ainda: a cura física é sinal da cura espiritual que produz o perdão. Na verdade, o pecado é uma espécie de paralisia do espírito, da qual só o poder do amor misericordioso de Deus nos pode libertar, permitindo-nos levantar de novo, para retomar o caminho do bem”, acrescentou.
Ecclesia

Sem comentários: