domingo, 11 de janeiro de 2009

O escapulário

A celebração da Virgem Maria do Monte Carmelo é a festa em que todos
os Carmelitas e todos quantos vivem unidos ao Carmelo, reconhecem Maria como
“modelo perfeito daquilo que deve ser a nossa vida” (Cf. Constituições OCD, 49).
Por seu lado também Maria é fonte de protecção e auxílio em Cristo, no meio
das adversidades da vida, do qual é sinal eloquente o escapulário do Carmo.
Muitos santos, como Santo Afonso Maria de Ligório, São João Bosco, etc.,
tinham uma especial devoção à Virgem do Carmo e usavam o escapulário.
Sabemos também que o Papa João Paulo II, e outros Papas usavam o escapulário de Nossa Senhora. Os teólogos explicaram que, segundo a promessa da Virgem Maria, aquele a quem tenha sido imposto o escapulário e o tenha usado receberá de Maria, na hora da morte, a graça da perseverança final.
Por isso, para o cristão, o escapulário é um sinal do seu compromisso a viver a vida cristã seguindo o exemplo da Virgem Santíssima e um sinal do amor e da protecção maternal de Maria, que envolve os seus devotos no seu manto como o fez com Jesus ao nascer, como mãe que aconchega os seus filhos. Também Deus cobriu com um manto Adão e Eva depois do pecado. Jónatas deu o seu manto a David como sinal da sua amizade, e Elias deu o seu manto a Eliseu e encheu-o do seu espírito aquando da sua partida. São Paulo diz-nos para nos revestirmos de Cristo, com a veste das suas virtudes. O escapulário é o sinal de que pertencemos a Maria
como seus filhos. É muito significativo que na sua última aparição aqui em Fátima, no dia 13 deOutubro de 1917, o dia do milagre do sol, a Virgem tenha vindo vestida com o hábito carmelita e com o escapulário na mão. Algum tempo depois o Papa Pio XII (doze), exortou ao uso do escapulário como “Sinal de Consagração ao Imaculado Coração de Maria, que nos marca assim como filhos escolhidos de Maria e se converte para nós numa Veste de Graça”.
Parte da Homilia do dia 16 de Julho de 2008
Convento de São José Fátima
SANTA MARIA DO MONTE CARMELO

Sem comentários: